segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cineclube Sesc - Programadora Brasil

Dando continuidade ao projeto, amanhã, dia 14 de abril, serão exibidos mais cinco curtas-metragens no Sesc Campos. 

A exibição será às 19h.


 O Lençol Branco

  -, SP, 2003 - 17min


 Produto Descartável

  Flavia Rea e Rafael Primo , SP, 2003 - 16min


 Um Sol Alaranjado

  Eduardo Valente , RJ, 2001 - 18min


 Veludo & Cacos-de-vidro

  Marco Martins , SC, 2004 - 17min


Duração total - 68 min


- Lembrando que na sexta-feira e no sábado (dias 17 e 18) às 15h haverá mini-oficina de Documentários.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Cinema Marginal Brasileiro em DVD

A partir de abril, a Lume Filmes lança no mercado a inédita Coleção Cinema Marginal Brasileiro, que traz 12 DVDs (totalizando 38 filmes) de produções da época. Os primeiros DVDs trazem filmes de Andrea Tonacci, Rogério Sganzerla, André Luiz Oliveira e Elyseu Visconti.

Os DVDs trazem longas, médias e curtas-metragens, além de entrevistas e palestras inéditas com realizadores, críticos e/ ou ensaístas. Um encarte na forma de um livrete de 16 páginas acompanha cada unidade de DVD, com textos e imagens inéditos: vasto material iconográfico, ensaios sobre o movimento, artigos críticos, sinopses e fichas técnicas sobre os filmes lançados e uma biofilmografia dos autores das obras.

Os primeiros quatro volumes da coleção chegam às lojas no dia 2 de maio. A partir de então, os outros oito volumes serão lançados a cada dois meses até o fim de 2009. O primeiro volume é focado na obra de Andrea Tonacci e conta com o longa-metragem 
Bang Bang (1971), acompanhado pelo média-metragem Blá, Blá, Blá (1968) e o curta-metragem Olho por Olho (1966). Nos extras, há um depoimento inédito de Tonacci e uma palestra do crítico Ismail Xavier.

O segundo volume da coleção é focado na obra de Rogério Sganzerla, com o longa 
Sem Essa, Aranha (1970) e os curtas Histórias em Quadrinhos (dirigido em 1969 em parceria com Álvaro de Moya) e A Miss e o Dinossauro - Bastidores da Belair, finalizado por Helena Ignez em 2005. Como extra, há uma extensa entrevista inédita de Sganzerla. O terceiro volume, focado em Elyseu Visconti, contém o longa-metragem Os Monstros e Babaloo (1970) e o curta-metragem Ticumbi(1978); nos extras, há um depoimento de Elyseu Visconti e outro de Fernando Coni Campos, além dos curtas documentais Boi Calemba (1979), Cavalo Marinho (1979) e Feira de Campina Grande (1979).

O DVD 4, com obras de André Luiz Oliveira, contém o longa-metragem 
Meteorango Kid, o Herói Intergalático, os curtas Doce Amargo (1968) e A Fonte (1970), além que, nos extras, depoimento inédito de André Luiz Oliveira e o curta-metragem O Cristo de Vitória da Conquista (1981).

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Você conhece o Cinema Brasileiro?

Cineclube Sesc


Com a proposta de tornar-se um centro de exibição de filmes brasileiros, a unidade do SESC de Campos dos Goytacazes estabeleceu uma importante parceria com a Programadora Brasil.

A Programadora Brasil é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do Centro Técnico do Audiovisual (CTAv).

Com a parceria fica disponibilizado ao SESC Campos um grande acervo de filmes e vídeos para que se possa promover o encontro do cinema com o público brasileiro.

O lançamento do projeto será no dia 07 de abril, às 19h, com um programa voltado para a História do Cinema Brasileiro. Serão exibidos 5 curtas-metragens, e após as exibições haverá um bate-papo sobre cinema brasileiro e a proposta da Programadora Brasil. 


Programação do mês de abril:

Filmes:

Dia 07 de abril

O HOMEM DO MORCEDO, de Ruy solberg

(RJ, 1980, doc, 17’)

SIMIÃO MARTINIANO – O CAMELÔ DO CINEMA, de Clara Angélica e  Hilton  Lacerda

(PE, 1998, doc, 14’)

ROBERTO, de Amílcar Claro

(SP, 1994, doc,17’)

CINE HOLIÚDY – O ASTISTA CONTRA O CABA DO MAL, de Helder  Gomes

(CE, 2004, fic, 15’)

COMO SE MORRE NO CINEMA, de Luelane Loiola

(RJ, 2002, fic, 20’)

Duração Total: 83 min


Dia 14 de abril

O Lençol Branco

  -, SP, 2003 - 17min

 Produto Descartável

  Flavia Rea e Rafael Primo , SP, 2003 - 16min

 Um Sol Alaranjado

  Eduardo Valente , RJ, 2001 - 18min

Veludo & Cacos-de-vidro

  Marco Martins , SC, 2004 - 17min

Duração total - 68 min


Dia 28 de abril

 A Vingança da Bibliotecária

  Santiago Dellape, DF, 2005 - 6min

Clandestina Felicidade

  Beto Normal e Marcelo Gomes , PE, 1998 - 15min

 Dedicatórias

  Eduardo Vaisman , RJ, 1997 - 15min

O Livro

  Aleques Eiterer , RJ, 1999 - 16min

A Musa do Cangaço (do programa 66)

  José Umberto , BA, 1982 - 15min

Duração total - 67min


Nos dias 17 e 18 de abril, às 15h, haverá mini-oficina de documentários, gratuita.


A mostra foi dividida em temáticas, assim, a cada mês, os filmes serão selecionados seguindo a temática do mês.
- Abril:  Curta Agora – todos os outros filmes de curta duração e média duração de até 30 min de duração, podendo ser filmes de ficção, documentário e animação;

- Maio: Cinema Feminino – filmes realizados por mulheres, independente de serem filmes de ficção, documentário, animação, curta, média ou longa-metragem;

- Junho: Cinema Novo – filmes de realizadores que integraram o movimento cinematográfico Cinema Novo;

- Julho: Cinema da Retomada – filmes que foram realizados a partir de 1995, denominados Cinema da Retomada, que tem como marco o filme Carlota Joaquina: Princesa do Brasil, de Carla Carmurati;

- Agosto: Outros Olhares – filmes realizados até o período do mandato presidencial de Fernando Collor de Mello (quando a produção cinematográfica brasileira chegou a zero), sendo que estes filmes não se enquadram nas características das outras temáticas.

Cine cabrunco



O Cine clube Alternativo agora é:

CINE CABRUNCO

Este ano o Cine Clube da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) está de cara nova. Não só pela reformulação do nome e de toda a identidade visual do projeto (ainda em construção e que está sendo objeto de monografia das alunas Millena Lízia e Julia Carneiro, do curso de Design Gráfico do IFF - Intituto Federal Fluminense Campos), mas também por ter sido aprovado na Câmara de Extensão da universidade e ser, hoje, um Projeto de Extensão oficial da instituição.

As sessões ocorrem toda quarta-feira, ás 18:30 no auditório II do p-4.

Para inaugurar as sessões de 2009 o filme escolhido foi "Muito Além do cidadão kane", a ser exibido esta quarta-feira (08/04) às 18;30. mais informações: clique na imagem.

A entrada é franca.

Sejam bem vindos!

Contato: cineclubeuenf@gmail.com ou cineclubeuenf@hotmail.com

perfil orkut. Comunidade orkut.