domingo, 16 de novembro de 2008

Oficina Stop Motion

Fotos: Yuri Amaral

Como Alexandro já havia anunciado aqui, hoje teve oficina de animação dentro do Festival de Formas Animadas do SESC-Campos, com Telmo Carvalho e a equipe do Tusche Produções, de Nova Friburgo: Mariana Medina, Camila Medina e Felipe Sena.

Telmo e Mariana já haviam oferecido uma oficina de Stop Motion com massinha de modelar ano passado, também no SESC. Esse ano a técnica escolhida foi a Pixilation, basicamente uma animação em stop motion com pessoas.


O programa usado para capturar os frames é o Animator, que já organiza os planos conforme a imagem é capturada. Foi utilizado webcam e lap top. Bem simples. Mas pode-se usar filmadoras digitais para se obter melhores resultados.


O cenário é todo montado com velcro para permitir a manipulação dos elementos da cena e as personagens são caracterizadas com figurino e objetos. A imaginação ganha asas!

O resultado é muito gratificante e pode ser produzido com baixo custo. Qualquer um pode fazer em casa. Eu consegui baixar gratuitamente o Animator no ano passado, mas não encontrei o link para disponibilizar no blog. Na época fiz essa animação com Lego.



Fica aí a dica de mais uma ferramenta para produção audio visual.

Nenhum comentário: